Conheça povos ainda nômades em pleno século 21

Por milhares de anos, os povos nômades (não ficam em um lugar fixo) povoaram as mais diversas e remotas regiões do planeta, vivendo da caça, criação de animais e outras atividades. O nomadismo ainda é realidade nos dias de hoje para alguns grupos étnicos. Obviamente que as mudanças climáticas e econômicas alteraram a rotina desses povos, mas alguns grupos conseguiram manter parte de seus traços culturais milenares.

Ciganos

Uma das minorias étnicas mais marginalizadas do mundo, os ciganos foram perseguidos desde a chegada do grupo étnico na Europa, no período da Idade Média. Em plena época de domínio da Igreja Católica no continente, eles eram considerados “diabólicos” e “pecaminosos”, especialmente por causa do estilo de vida, vestimentas, espititualidade e também por ser um povo bastante festeiro.

Também não há dados concretos a cerca da história desse povo, inclusive sobre a sua origem, mas a tese mais aceita pelos ciganólogos (estudiosos do tema) menciona que eles vieram da Índia. Algumas evidências explicam essa relação com os povos indianos, como as semelhanças entre o idioma Romani (falado pela maioria dos ciganos) com o sânscrito, além das roupas coloridas das mulheres e traços físicos, como o tom de pele.

Banjara (ciganos da Índia)

Esse grupo étnico, em geral, se concentra basicamente ao norte do território indiano. Conhecido como “cigano da Índia”, essa minoria é bastante marginalizada e vive em condições extremamente precárias.

Beduínos

Um dos grupos étnicos mais antigos da humanidade, os beduínos são árabes que vivem em desertos do Oriente Médio e Norte da África, especialmente. Eles surgiram na península arábica, no século 7. O ex-ditador líbio Muammar Gaddafi pertencia a uma tribo de beduínos da Líbia.

Aborígenes australianos

Considerados os primeiros habitantes da Austrália, os aborígenes estão por aquelas terras há pelos menos 40 mil anos e são descendentes dos povos africanos, segundo informações do portal Mundo Educação.

Por Letícia Veloso

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s