Exposição no Rio traz recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual; mostra convida a “tocar” as obras

O Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro disponibiliza a Exposição Fotográfica Lentes da Memória – A Descoberta da Fotografia de Alberto de Sampaio. O mais interessante é que a exposição foi desenvolvida para atender ao público com deficiência visual. No caso, são disponibilizados recursos de acessibilidade e ações que possibilitam o acesso à informação. A mostra possui canetas pentops, que funcionam como audioguias. Dessa forma, quem tem deficiência parcial ou total na visão ouve a descrição dos ambientes da exposição e de parte significativa do acervo de fotos.

A exposição ainda conta com fotografias táteis, impressas em 3D, que podem ser tocadas. O  recurso facilita com que a pessoa “sinta” as fotografias e capture diversas dimensões das cenas. Dessa forma, é possível constituir mentalmente as paisagens. O público que não possui essa deficiência é convidado a tocar nas obras, ao contrário do que é estabelecido nas exposições convencionais. Dessa maneira, tem-se a oportunidade de vivenciar a experiência tátil e observar outro sentido, além da visão. A experiência traz um pouco da realidade de quem não pode enxergar.

Lembrando que a mostra traz imagens de 1888-1930 do cotidiano da cidade, as quais estavam guardadas há mais de 100 e que foram descobertas recentemente. A descoberta das obras contou com trabalho da curadora Adriana Martins Pereira.

SERVIÇO:
Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro
Rua Visconde de Itaboraí, 20, Centro | Contato: (21) 2253-1580
Período da exposição: até 04 de dezembro
Aberta de terça-feira a domingo, entre 12h e 19h
Entrada gratuitaCOMO CHEGAR:
O Centro Cultural Correios Rio de Janeiro localiza-se no Centro da cidade do Rio de Janeiro e encontra-se instalado em um edifício histórico, que integra o Corredor Cultural, tendo como vizinhos a Casa França Brasil e o Centro Cultural do Banco do Brasil.

Metrô: A estação de metrô mais próxima é a Uruguaiana. Ao sair da estação deve-se caminhar pela Rua da Alfândega em direção à Rua Primeiro de Março. Chegando à Rua Primeiro de Março deve-se caminhar pela Travessa Tocantins até o Centro Cultural Correios.

Ônibus: Zona Sul X Centro: Linhas que passem pela Rua Primeiro de Março. Deve-se desembarcar no último ponto da Rua Primeiro de Março, caminhar em direção à Candelária até a Travessa Tocantins à direita. A Travessa Tocantins leva ao Centro Cultural Correios.

Central X Centro: Linhas que passem na Candelária. Desembarcar na Candelária, caminhar em direção à Rua Primeiro de Março. Atravessar a rua em frente ao Centro Cultural Banco do Brasil. Atravessar o estacionamento do Centro Cultural Banco do Brasil até à Rua Visconde de Itaboraí onde se encontra o Centro Cultural Correios.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s