Black Friday: os sites estão mais seguros contra fraude?

Na próxima sexta-feira (25), os consumidores brasileiros encaram mais uma “maratona de ofertas” durante a Black Friday. Neste ano, essa data deve movimentar cerca de R$ 2 bilhões, segundo informações do site BlackFriday.com.br. Contudo, durante essa época, também são frequentes reclamações e denúncias em relação a descontos falsos e fraudes. Não à toa, o internauta brasileiro apelidou o evento de “Black Fraude”.

Bom, quanto à segurança, fica uma questão: será que os sites – hoje – são mais seguros para o consumidor? Segundo Jaques Grinberg, coach de Vendas, em entrevista ao LEAD, embora os sistemas de segurança aumentam a cada dia para sites e lojas virtuais, é sempre importante manter atenção redobrada: “na internet nada é seguro. Existem falhas em todo o processo, o risco é pequeno, mas existe. Comprar em sites conhecidos diminuem os riscos”, afirma.

O especialista ainda ressalta que, embora, os grandes portais de e-commerce sejam menos arriscados para o consumidor, é preciso considerar uma questão pertinente: para ele, os grandes portais são os principais alvos de sites e e-mails marketing falsos. 

Para evitar cair nas armadilhas, bem como, fraudes, preços maquiados (quando o desconto oferecido não é real) e condições desvantajosas para o consumidor, o consultor orienta pesquisar em sites de reclamações sobre as empresas de comércio virtual, antes de comprar – o que ajuda a diminuir riscos. O especialista também indica consultar dois sites: www.blackfriday.com.br e www.baixou.com.br. Outros passos e dicas podem ajudar a se prevenir, dessa forma, Grinberg indica:

  • Pesquisar os preços uma semana antes da Black Friday e comparar no dia do evento, para avaliar o desconto real oferecido pelas empresas.
  • Sites falsos. Desconfie de preços muitos baixos que não existem nem na Black Friday.
  • E-mails com ofertas podem ser arriscados. “Muitos e-mails falsos usam marcas de empresas conceituadas e ao confirmar o pagamento, você descobre que é falso. Ao receber um e-mail, acesse o site pelo navegador e não pelo link do e-mail marketing para confirmar a veracidade da promoção. E não esqueça de manter o antivírus atualizado e ativado”, afirma
  • Compras em lojas online. Dê preferência para pagamentos via cartão de crédito. Pagamentos com transações online tipo cartão de débito, boleto e outros é difícil reclamar e conseguir o reembolso caso a mercadoria não seja entregue.
  • Pesquise sobre troca do produto no caso de defeito ou por qualquer outro motivo
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s