Bali além de um cenário paradisíaco; obra mostra que ilha é ponto-chave do narcotráfico mundial

Escritora australiana entrevistou brasileiro executado na Indonésia; LEAD conversou com a autora

O que você sabe sobre a ilha de Bali, além do divulgado na indústria cultural que traça o lugar como um dos cenários mais paradisíacos da Ásia e do mundo?  Integrante da Indonésia, a ilha é, evidentemente, um dos destinos mais belos daquela região, mas também é o cenário para a movimentação de um mercado bilionário: o narcotráfico.

Definitivamente, com a quantidade de cocaína que circula por lá – de fato -“neva” em Bali, como se pode observar na obra da escritora e jornalista australiana Kathryn Bonella, autora do best-seller “Nevando em Bali”. Fechando a trilogia sobre esse tema, a jornalista tem publicados dois outros livros bastante intrigantes: “No more tomorrows” e  “Hotel Kerobokan”.

book

Em entrevista  exclusiva ao LEAD, a autora cita que todo o processo de apuração e entrevista para “Nevando em Bali” foi algo bem desafiador em sua carreira. “Em minha profissão como jornalista tive a oportunidade de viajar e apurar diversas histórias. Eu realmente amo investigar e, especialmente, histórias fortes”, afirma.

Bonella entrevistou traficantes de drogas na ilha, incluindo Marco Archer – o primeiro brasileiro a ser executado na Indonésia no início de 2015. Archer é descrito  por um dos entrevistados por Bonella como  “carismático”, mas muito “inconsequente”.  Em maio do ano passado,  Rodrigo Gularte – outro brasileiro condenado à pena de morte foi fuzilado naquele país.

marco-archer-and-rodrigo-gularte-in-jail-copyright-_snowing-in-bali_
Da esquerda para direita: Rodrigo Gularte e Marco Archer – ambos condenados à pena de morte por tráfico de drogas; eles foram executados em 2015

 A escritora, inclusive, cita que o perfil dos traficantes brasileiros é bem parecido, em geral, tratam-se de surfistas de classe média, pessoas com o sonho de morarem num lugar como a ilha e, ao mesmo tempo, levarem uma vida de conforto e badalação. A escritora conta que muitos deles têm  boa formação cultural, são intelectuais e fluente em idiomas.

De forma geral, essas pessoas envolvidas no tráfico admitem que esse negócio traz uma vida repleta de luxo, carros caríssimos, mansões, festas com mulheres lindas, sexo e muito consumo de droga. Essa rotina se torna “viciante” para muitos deles, como no caso do brasileiro Rafael – nome fictício de um ex-traficante de drogas que por um tempo teve muito poder e dinheiro na ilha.

Ele nunca foi preso, conseguiu sair do tráfico e hoje dá aulas de surfe. Mas como isso foi possível?  O que houve? Bom, se quiser saber mais, a resposta está nas páginas dessa instigante obra, que traz uma narrativa envolvente desde o princípio. Saiba que a leitura vale muito a pena! LEAD recomenda 🙂

kathryn-bonella-hr-profile-1-by-jason-childss_pp
Kathryn Bonella – jornalista e escritora autora de Nevando em Bali – Foto: Jason Childss

Ficha Técnica:

Título: Nevando em Bali

Autora: Kathryn Bonella

Tradução: Leandro Franz

Formato: 16x23cm

Págs:  368

ISBN: 9788581303598

Preço: R$ 54,00

Texto: Letícia Veloso

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s